Tendências de negócios até 2025

Artigos Paulimac


tendências de negócios

Entenda como as mudanças recentes na sociedade vão afetar os negócios

Durante a pandemia de Covid-19, muita coisa mudou na rotina das pessoas. E com isso, o mercado também precisou se adaptar e novas tendências de negócios surgiram. Hoje, quase três anos após o início da crise sanitária e com a pandemia controlada, é possível observar com mais clareza quais foram essas mudanças na sociedade e que impactos podem ser percebidos nos negócios.

Com a insegurança e as mudanças trazidas pela pandemia, tornou-se essencial para empresas e empreendedores terem um melhor entendimento sobre as questões que serão mais importantes para o mercado e para os consumidores nos próximos anos. O tema foi discutido em janeiro no NRF Retail’s Big Show, o maior evento de varejo do mundo, onde foram apresentadas as principais tendências que vão moldar o mundo dos negócios até 2025. 

Redes sociais e entretenimento

A cultura digital está evoluindo de forma a valorizar cada vez mais os interesses de nicho, ou seja, as áreas e preferências mais específicas. Dessa forma, dentre as tendências de negócios, as redes sociais serão como mídias de recomendação e o entretenimento segmentado vai ser a chave para prender a atenção do público.

O estudo cita que o modelo atual das plataformas na internet não atende aos anseios das novas gerações. Dessa forma, nos próximos dois anos, a “geração Z” deve impulsionar uma transição da cultura de massa para a chamada microcultura, mais segmentada, gerando um aumento de criadores, comunidades e plataformas baseadas em interesses mais específicos e direcionados.

Preocupação com o meio ambiente

A sustentabilidade já uma questão bastante presente no mundo dos negócios, mas a pauta deve ganhar ainda mais importância nos próximos dois anos. Os eventos climáticos adversos causados pelo ser humano vão afetar ainda mais a cadeia de suprimentos, a disponibilidade de recursos, os custos tributários, a demanda do consumidor e o comércio internacional.

De acordo com o documento apresentado no evento, as empresas terão que repensar os modelos de negócios tradicionais, colocando a natureza e suas necessidades como um dos pontos principais na estrutura do negócio.

Migração de pessoas

Outro ponto apresentado é que os anos de 2020 a 2025 serão históricos em relação à migração moderna. Ou seja, as pessoas têm saído de suas cidades, estados e países com cada vez mais frequência, seja por escolha ou necessidade, alterando o ambiente político e cultural das cidades em todo o mundo. A pandemia, inclusive, foi um dos fatores responsáveis por esse aumento. Muita gente se mudou para ficar mais perto da família ou para fugir de cidades em que a crise sanitária era mais grave. 

Criatividade artificial

Outro ponto abordado no evento é que as práticas criativas têm sido cada vez mais baseadas na inteligência artificial. A tendência é que, até 2025, as marcas e os consumidores estejam ainda mais conectados com a tecnologia. Dessa forma, será essencial estimular e inspirar cada vez mais o imaginário das pessoas nesse novo cenário. A imaginação e a criatividade devem ser pontos essenciais para as empresas durante esse período de transformação, gerando uma produção mais criativa e conectada com a tecnologia. 

Para isso, novas ferramentas devem ser criadas até 2025 para estimular a imaginação de forma mais democrática, com mais pessoas criando possíveis cenários futuros por meio da tecnologia. A aposta é que a linha entre realidade e fantasia fique ainda mais tênue e possibilite novas possibilidades para as artes e a cultura de massa. Tudo isso guiado pela inteligência artificial para ampliar ainda mais as possibilidades.

 

Leia também:

É hora de agradecer – e aprender!

 

 

 

 

 

 

Fale Conosco via WhatsApp (11) 97604-3739

Site Seguro! Meios de pagamento aceitos na nossa loja

COMPRE COM SEGURANÇA

Com experiência há mais de 30 anos, a Paulimac oferece suprimentos de impressão com qualidade. Conheça nosso e-commerce ou entre em contato com a gente!