O que é impressão de dados variáveis?

Artigos Paulimac


impressão de dados variáveis

O que é impressão de dados variáveis? 

Confira as vantagens da impressão de dados variáveis e melhore sua performance 

 

Cada vez mais utilizada, a impressão de dados variáveis é uma forma de impressão digital sob demanda que possibilita que os gráficos, textos ou imagens das cópias sejam modificados de uma impressão para outra, sem cancelar o processo. 

Por exemplo: quando você precisa imprimir o mesmo comunicado para todos os clientes, mas deseja fazer de maneira personalizada, uma cópia com o nome de cada cliente. Isto é possível ao utilizar informações de um banco de dados previamente preparado. 

Se analisarmos a rotina e as demandas das empresas, utilizar esse método de impressão é otimizar o tempo e o trabalho, apresentando melhorias aos colaboradores, aos clientes e, consequentemente, à própria empresa.

 

Impressão de dados variáveis, um diferencial para sua empresa

Para que as campanhas de marketing direto e a comunicação sejam eficientes, os investimentos em software e tecnologias são fundamentais. Para se destacar perante à concorrência, fechar parceria com uma gráfica que trabalhe com dados variáveis torna-se um investimento com excelente retorno.

A aplicação dos dados variáveis se dá principalmente em:

  • Relacionamento com o cliente; 
  • Impressão de convites;
  • Marketing direto;
  • Propaganda;
  • Folhetos;
  • Cartão postal;
  • Impressão de faturamento.

 

Toners para multifuncionais a laser

 

Conheça os tipos de impressão com dados variáveis

 

  • Promocional: tem como finalidade criar uma comunicação direta com os clientes e, desta forma, aprimorar o relacionamento e otimizar as repostas de ofertas de marketing;
  • Transacional: informações que são alteradas com certa frequência, como folhas de pagamento, cobranças, publicações, boletos etc;
  • Transpromocional: esta é uma das formas mais eficientes entre os tipos de comunicação com dados variáveis, pois unifica os dois tipos mencionados anteriormente. É quando a empresa une a ação de marketing com uma fatura ou boleto. Quer um exemplo? Basta olhar a fatura do cartão de crédito dos bancos. Ao associar a comunicação promocional com um documento transacional, a campanha terá uma vida útil muito maior, porque será armazenada e poderá  ser consultada quantas vezes forem necessárias. 

 

 

Peças de reposição para multifuncionais

 

Quais são as vantagens da impressão de dados variáveis?

A vantagem mais relevante da utilização de dados variáveis é que diversos tipos de dados podem ser gerados em um único impresso, garantindo mais agilidade, segurança, mantendo as informações confidenciais integradas e seguras.  Entretanto, é essencial que haja investimento em equipamentos de qualidade e um bom software de gestão de dados variáveis. 

Outras vantagens são observadas na redução de custo com impressão, distribuição e postagem de impressão sob demanda. Este método contribui para que o  número de vendas aumente, ampliando a prospecção de clientes e a fidelização. 

 

Precisa de suprimentos e peças para sua impressora funcionar melhor? Fale com a Paulimac!