Dicas para PMEs nas redes sociais – como se destacar no universo online?

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Dicas para PMEs

Confira dicas para PMEs crescerem através das redes sociais!

As redes sociais são ferramentas essenciais para todo e qualquer negócio, pois marcam sua presença digital e fazem contato direto com o consumidor. Os canais oferecidos pela internet ultrapassam o limite da ação de divulgação e vêm ganhando esferas mais completas e vantajosas para todas as empresas que fazem um bom uso deles.

Impulsionar o alcance, engajar, comunicar, dialogar, fidelizar e, claro, vender. Todas essas possibilidades podem ser multiplicadas com uma boa presença digital. 

A seguir, reunimos algumas dicas para PMEs que farão com que sua empresa alavanque a performance e ganhe destaque entre a concorrência. Tome nota!

Conheça o seu público

Nos meios digitais o público é comumente chamado de “persona”, isto é, não se trata apenas de um número ou um perfil genérico, mas de um indivíduo com dores, desejos e necessidades, além de gênero, idade e região. 

Conhecer a persona que a sua empresa já conquistou ou que pretende alcançar é fundamental para que o relacionamento com o seu público prospere e traga bons resultados. 

Crie uma linha editorial

Coloque no papel quais são os assuntos que não podem ficar de fora das suas postagens.

Pode começar pensando nos produtos, mas não deixe de elaborar também tópicos relevantes e interessantes para o seu consumidor, tais como matérias relacionadas ao serviço, dicas, curiosidades ou datas comemorativas que podem ser lembradas no seu editorial. 

Elabore um calendário 

Quer mais dicas para PMEs? Após a definição da linha editorial, você pode definir todas as datas de postagens já contendo os assuntos a serem abordados. O ideal é mesclar um pouco de serviço com conteúdos diversos.

Quanto maior a antecedência da definição do calendário, mais chance de organização (e sucesso) você terá. Mas não deixe de encaixar assuntos importantes que possam ocorrer de última hora, como uma promoção ou uma notícia extra. 

Traga relevância ao conteúdo

Se aprofunde em assuntos que possam ser relevantes ao seu público. Uma empresa de logística pode citar uma matéria sobre o espaço urbano, por exemplo, e assim oferecer temas que geram interesse e engajamento às páginas da sua empresa. 

Poste com frequência 

A assiduidade nas postagens podem contar com variações. Não é preciso postagens diárias para alcançar os seus objetivos. Porém, uma constância de alguns dias por semana se faz importante para que a empresa esteja sempre em evidência. 

Dialogue

Redes sociais são meios de comunicação e o seu público espera ser respondido. Nunca deixe um comentário sem resposta nem espere muitos dias para responde-lo, sobretudo se houver alguma reclamação.

Uma comunicação adequada com os seus seguidores pode ser vantajosa para a consolidação do seu negócio. 

Aqui, o tom de voz é essencial, defina como escrever, se mais formal ou se em alguns momento cabe uma linguagem divertida. 

Métricas

Por fim, mas não menos importante, fique de olho nas medições que as redes sociais oferecem às páginas profissionais.  Crescimento de seguidores, gráficos e demais métricas possibilitam compreender o que funciona e o que ainda pode ser aprimorado.

Ainda assim, não se esqueça de que mais importante do que os números, ou ter muitos seguidores, é o tipo de relacionamento que você tem com eles.

Lembre-se que também neste universo a qualidade é mais importante do que a quantidade!

 

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