A pandemia trouxe um crescimento expressivo para o e-commerce no país e a tendência deve continuar em 2022
A pandemia de Covid-19 trouxe novos desafios para as empresas e uma das principais mudanças foi o grande aumento das vendas pela internet, uma tendência que vem crescendo expressivamente desde 2020 e deve se manter em alta no próximo ano. A pesquisa “Tendências do e-commerce para 2022”, realizada pela Opinion Box em parceria com a Bornlogic, apontou alguns números sobre essa realidade.
O resultado mostrou que, nos últimos dois anos, 37% dos entrevistados passaram a fazer compras pelo e-commerce. A pesquisa também constatou que a frequência de compras por meio da internet aumentou em 71% no Brasil no último ano e que 49% das pessoas pretendem comprar ainda mais pelo e-commerce em 2022.
Tendências de negócios pós pandemia
A reinvenção das empresas
Muitas empresas tiveram que se reinventar durante a pandemia por conta da mudança de comportamento dos clientes. A necessidade de distanciamento social criou um perfil de consumidor que faz compras pela internet com muito mais frequência. Os sites e aplicativos registraram aumento nas buscas e vendas desde o início da pandemia. E as pesquisas mostraram que essa tendência deve continuar daqui para a frente.
Por isso é importante que os empresários estejam preparados para suprir essa demanda se quiserem crescer e se destacar no mercado. As estratégias de divulgação e venda pela internet são cada vez mais importantes para que as empresas se mantenham lucrativas. Segundo especialistas, o e-commerce traz diversas vantagens para os empresários:
- Maior alcance de público;
- Mais competitividade em meio à concorrência;
- Diversas possibilidades de marketing digital;
- Linguagem publicitária mais leve e recursos tecnológicos que possibilitam mais criatividade na divulgação;
- Abordagem personalizada e mais focada no público da marca;
- Mais fidelização de clientes;
- Economia com espaços físicos;
- Vendas potencializadas e lucro aumentado.
Como implantar o e-commerce?
Os especialistas da área dão algumas dicas para empreendedores que desejam implantar o e-commerce na empresa:
- Pesquise sobre a legislação para e-commerce e sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para não ter problemas legais;
- Escolha um nicho de atuação e um público-alvo bem definido;
- Escolha parceiros e fornecedores de confiança para garantir produtos de qualidade aos seus clientes;
- Defina as formas de pagamento mais adequadas;
- Garanta a segurança da sua loja virtual com programas de proteção e, se necessário, contrate um especialista para ajudar na construção do site;
- Planeje muito bem a logística de distribuição e entrega de produtos de acordo com o alcance geográfico da sua loja;
- Invista em divulgação e marketing digital, principalmente nas redes sociais;
- Tenha um bom sistema de atendimento ao cliente.
O e-commerce na Paulimac
Com mais de 30 anos no mercado, a Paulimac trabalha com a venda de suprimentos para impressoras pela internet. O portfólio de produtos do e-commerce da empresa é composto por toners, cartuchos, cilindros e peças de reposição para multifuncionais. Os fornecedores parceiros da Paulimac são de confiança e garantem produtos de extrema qualidade. A empresa sempre busca se reinventar para se adequar à realidade do mercado e às necessidades do consumidor.
Conheça agora mesmo o nosso catálogo virtual e converse com nossos consultores especializados!
Leia mais

