Qual é a função do revelador na multifuncional?

Artigos Paulimac


Revelador Ricoh

Qual é a função do revelador na multifuncional?

Se você já pesquisou sobre reveladores e outras peças para impressoras, deve ter se deparado com o revelador Ricoh e outros de marcas variadas. Entenda para que serve essa peça

 

Entre as muitas peças e componentes responsáveis pelo funcionamento das impressoras, algumas são mais conhecidas até por quem não tem conhecimentos técnicos específicos sobre o tema. É o caso, por exemplo, dos cartuchos e do toner. Mas e os reveladores? Você já ouviu falar sobre o revelador Ricoh ou de outras marcas? Sabe para que serve essa peça?

A função do revelador em uma impressora multifuncional é essencial no processo de impressão. É ele o responsável por levar o toner – as partículas da tinta em pó – até o papel. Fazendo uma analogia com as fotografias, é como se ele “revelasse” a foto (que é, na verdade, aquilo que se deseja imprimir) e, por isso, recebe esse nome.

A palavra usada para se referir ao revelador em inglês também dá uma boa dica sobre a função dele durante a impressão. “Carrier” pode ser traduzido, ao pé da letra, como “carregador”, no sentido de transportar algo de um lugar para outro. É isso que o revelador faz com o toner: o “carrega” para o papel.

Embora seja assim tão importante, o revelador não está entre as peças de impressora mais conhecidas pelos leigos. O motivo é um pouco curioso: reveladores costumam ter uma longa vida útil, de modo que, por serem trocados com pouca frequência, as pessoas acabam não dando atenção a eles.

 

Conheça as principais peças para multifuncionais

 

Como saber quando é hora de trocar o revelador?

Diferentemente do toner, que é um suprimento e, portanto, acaba, o revelador é uma peça e, sendo assim, apenas se desgasta. Quando novo, ele tem o aspecto de uma esfera cheia de “pontinhas”. São elas que auxiliam na condução do toner até o papel.

Mesmo o revelador Ricoh, por exemplo, considerado um dos melhores do mercado (e disponível para a venda na Paulimac), tem um prazo de vida útil determinado, indicado no manual do equipamento.

Quando o revelador chega ao seu limite, depois de milhares e milhares de impressões, suas “pontinhas” sofrem desgaste e ele acaba se tornando uma esfera lisa. Assim, já não consegue transportar o toner e finalizar o processo de impressão. 

Para se ter uma noção, o revelador Ricoh para uso nos modelos Afiico 1015 é uma esfera com cerca de 345 gramas que faz, em média, 60 mil cópias. Depois de ultrapassado esse limite, os usuários da impressora multifuncional podem perceber que, mesmo com o toner cheio, as cópias começam a sair mais claras do que deveriam. É o indício de que a peça precisa ser trocada.

Para trocar o revelador Ricoh ou reveladores de outras marcas, como Brother, Canon, Minolta, Kyocera, Lexmark e outros, não há segredos. Basta seguir as orientações referentes ao modelo – geralmente, as instruções também estão presentes no manual ou no site do fabricante.

Quando precisar de revelador ou quaisquer outras peças e suprimentos para impressoras, lembre-se de escolher um fornecedor confiável. A Paulimac tem mais de 30 anos de atuação nesse segmento e, certamente, tem a solução que você precisa. 

 

Fale conosco!

 

 

 

 

 

 

Fale Conosco via WhatsApp (11) 97604-3739

Site Seguro! Meios de pagamento aceitos na nossa loja

COMPRE COM SEGURANÇA

Com experiência há mais de 30 anos, a Paulimac oferece suprimentos de impressão com qualidade. Conheça nosso e-commerce ou entre em contato com a gente!